Air Quality 60% open

Rio de Janeiro

What data is expected?

Data about the daily mean concentration of air pollutants, especially those potentially harmful to human health. Data should be available for all air monitoring stations or air monitoring zones in a city.

  • Particulate matter (PM)
  • Sulphur oxides (SOx)
  • Nitrogen oxides (NOx)
  • Carbon monoxide (CO)
  • Ozone
  • Volatile organic compounds (VOCs)
  • Available per air monitoring station/zone

How open is the data?

All answers

Question Answer Comment
Available in bulk No Os dados anuais podem ser baixados como arquivos em pdf, contudo o boletim diário não possui a opção de download.
In an open format Os dados do boletim diário não podem ser baixados, apenas visualizados na web. O relatório anual pode ser baixado em formato pdf.
Available free of charge Yes
Up-to-date Yes Sim, o boletim é atualizado diariamente às 16:00.
Available free online Yes É um relatório web, que não pode ser baixado. É possível acessar o relatório de outras datas através do site.
Openly licenced Yes
findable 4 Uma simples busca no google com “qualidade do ar rio de janeiro 2017” levou diretamente ao link com o Boletim de Qualidade do Ar, que surgiu como um dos primeiros links da busca.
findable_steps 1) Busquei no google por “qualidade do ar rio de janeiro 2017”. 2)O link do Boletim de Qualidade do Ar apareceu como um dos primeiros da pesquisa.
licence_url http://prefeitura.rio/politica-de-privacidade Não há licença específica para as informações sobre qualidade do ar, contudo todos os dados produzidos pela prefeitura estão sob efeito da licença da Creative Commons Attribution License 3.0.
Collected by government Yes
usability 2
collector_name SMAC/RJ - Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro A “MonitorAr-Rio”, uma parceria entre a cidade do Rio de Janeiro, através da sua Secretaria de Meio Ambiente, e a Petrobras, providencia os dados relativos a qualidade do ar na cidade.
characteristics Particulate matter (PM), Sulphur oxides (SOx), Nitrogen oxides (NOx), Carbon monoxide (CO), Ozone, Available per air monitoring station/zone Existem nove estações de monitoramento na cidade do Rio de Janeiro, uma móvel e oito em estações fixas.
location http://jeap.rio.rj.gov.br/je-metinfosmac/boletim - O link leva diretamente ao Boletim de Qualidade do ar, onde é possível visualizar diversas informações relevantes relacionadas a qualidade do ar., http://200.20.53.3:8081/Portal/MegaDropDown/Monitoramen - Relatório Anuais podem ser encontrados sobre emissões e qualidade do ar.
A prefeitura da cidade adotou um novo sistema para divulgação dos dados de qualidade do ar, esse formato é de fácil compreensão com links explicativos para as informações em disponíveis. Apesar de ser fácil entender os dados, acredito que trabalhar com os mesmos seja trabalhoso, visto que é necessário copiar e colar as informações em um formato processável por máquina.

Submissão aceita. Nenhum formato aberto encontrado. Agradecimentos a Davi Ventura pela contribuição.

Meta data

Data location   http://jeap.rio.rj.gov.br/je-metinfosmac/boletim - O link leva diretamente ao Boletim de Qualidade do ar, onde é possível visualizar diversas informações relevantes relacionadas a qualidade do ar.
   http://200.20.53.3:8081/Portal/MegaDropDown/Monitoramen - Relatório Anuais podem ser encontrados sobre emissões e qualidade do ar.
Data licence   http://prefeitura.rio/politica-de-privacidade
Data format   Unknown
Reviewer   Wagner Faria de Oliveira
Submitters   Davi Ventura
Last modified   Fri Dec 15 2017 13:11:51 GMT+0000 (UTC)