City Statistics 85% open

Salvador

What data is expected?

Key statistics on demographic and economic indicators such as Gross Domestic Product (GDP), or unemployment and population statistics at the city level.

  • Gross Domestic Product
  • City unemployment
  • City population

How open is the data?

All answers

Question Answer Comment
Available in bulk Yes
In an open format CSV, HTML, TSV, XLS
Available free of charge Yes
Up-to-date No As dados relativos à população e taxa de desocupação estavam atualizados até o 3º trimestre de 2017. No entanto, o último ano de atualização da base de do PIB foi do ano de 2014.
Available free online Yes
Openly licenced Yes Os termos de uso dos dados não estão indicados nas páginas ou nos arquivos oferecidos para download. Não está totalmente evidente que a licença ou os termos de uso sejam compatíveis com a definição de abertura.
findable 2
findable_steps Acessamos o Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA (passo a passo no comentário) Para encontrar a plataforma IBGE Cidades, com tabelas dinâmicas e interativas sobre dados municipais, foi bem fácil (porém, há dados desatualizados). Fizemos a pesquisa nos motores de busca (como Google) por “estatísticas socioeconômicas Salvador” e o segundo link do resultado da busca correspondia ao IBGE CIDADES. Já os dados de PIB, população e desemprego foram encontrados na plataforma SIDRA Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA. Passos no SIDRA para encontrar PIB: clicamos no ícone "pesquisa" e na barra de pesquisa inserimos a palavra PIB, clicamos na opção Produto Interno Bruto dos Municípios - PIB-Munic, clicamos na opção 5938, selecionamos a opção “Produto interno bruto a preços correntes (mil Reais)”, selecionamos a opção “2014”, selecionamos a opção “Brasil”, selecionamos a opção “munícipios”, clicamos no botão download, escolhemos a opção CSV BR e clicamos no botão Download. Passos no SIDRA para encontrar População total: Pesquisa  Trabalho e rendimento  pesquisa nacional por amostra de domicílio contínua trimestral – PNACDT, Clicamos na base 5917 e selecionamos a opção “População (Mil pessoas)”, selecionamos a opção “3º trimestre 2017”, selecionamos a opção “Brasil”, selecionamos a opção “municípios”, clicamos no botão download, escolhemos a a opção CSV BR e clicamos no botão Download. Passos no SIDRA para encontrar Taxa de desocupação de subutilização do trabalho: Pesquisa > Trabalho e rendimento > pesquisa nacional por amostra de domicílio contínua trimestral – PNACDT. Clicamos na base 4099 e selecionamos a opção “Taxa de desocupação, na semana de referência, das pessoas de 14 anos ou mais de idade (%): ”, selecionamos a opção “3º trimestre 2017”, selecionamos a opção “Brasil”, selecionamos a opção “municípios”, clicamos no botão download, escolhemos a a opção CSV BR e clicamos no botão Download
licence_url http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao Comentário dos Revisores: Esta seção de termos e condições atesta o uso público dos dados e pode ser considerada como licença no caso do IBGE.
Collected by government Yes
usability 2 Para encontrar o site e abas dos dados foram necessários inúmeros passos, chegando a aba correta o processo de baixar o arquivo é fácil.
collector_name SIDRA - Banco de tabelas estatísticas
characteristics Gross Domestic Product, City unemployment, City population
location https://sidra.ibge.gov.br/tabela/5938 - Produto Interno Bruto dos Municípios , https://sidra.ibge.gov.br/tabela/4099 - Taxa de desocupação de subutilização do trabalho, https://sidra.ibge.gov.br/tabela/5917 - População, https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/salvador/panorama - Site IBGE com tabelas dinâmicas sobre infromações socioeconomicas da cidade, https://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmu - Dados abertos com vários informações socioeconômicos, mas desatualizados, http://dados.gov.br/dataset/produto-interno-bruto-pib - API desatualizado, http://dados.gov.br/dataset/produto-interno-bruto-pib/r - API desatualizado, https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/salvador/pesquisa -
Os dados socieconômicos do município de Salvador estão concentrados nos portais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Agradecimentos ao Marcelo Leal por sua fundamental participação no Brazil Open Data Index.

Meta data

Data location   https://sidra.ibge.gov.br/tabela/5938 - Produto Interno Bruto dos Municípios
   https://sidra.ibge.gov.br/tabela/4099 - Taxa de desocupação de subutilização do trabalho
   https://sidra.ibge.gov.br/tabela/5917 - População
   https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/salvador/panorama - Site IBGE com tabelas dinâmicas sobre infromações socioeconomicas da cidade
   https://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmu - Dados abertos com vários informações socioeconômicos, mas desatualizados
   http://dados.gov.br/dataset/produto-interno-bruto-pib - API desatualizado
   http://dados.gov.br/dataset/produto-interno-bruto-pib/r - API desatualizado
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/salvador/pesquisa
Data licence   http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao
Data format   CSV, HTML, TSV, XLS
Reviewer   Davi Ventura
Submitters   Marcelo De Almeida Leal
Last modified   Wed Dec 06 2017 01:23:10 GMT+0000 (UTC)